Catálogo de variedades de cereais e leguminosas negligenciadas e subutilizadas.
Este catálogo apresenta e geolocaliza as variedades de cereais e leguminosas negligenciadas e subutilizadas utilizadas e/ou preservadas nos laboratórios vivos de três países (França, Itália e Portugal). Esta é a primeira etapa de um catálogo que será desenvolvido em escala europeia e para mais espécies, graças às contribuições dos usuários e guardiões da agrobiodiversidade.
A seguir, você encontrará:
- Uma lista das variedades de interesse de 6 culturas utilizadas em França, Itália e Portugal, com características detalhadas fornecidas pelos parceiros da DIVINFOOD.
- Leguminosas: Feijão comum (feijão lingot, feijão de carne), Lupino branco, Ervilha-de-cheiro
- Cereais menores: Einkorn, Trigo rivet
Deseja adicionar e descrever outra variedade de interesse para estas culturas? Por favor, utilize o formulário de contato: Aqui
- Um mapa interativo e livremente acessível que localiza os agricultores dos três países que utilizam estas variedades em ambientes específicos descritos (clima-solo, sistema de cultivo, serviço de pré-processamento) e estão interessados em partilhar a sua experiência. De forma mais ampla, o mapa apresenta uma variedade de organismos públicos (centros de recursos biológicos, estações de pesquisa, escolas agrícolas, etc.), grupos de agricultores, empresas privadas e associações de cidadãos que preservam, cultivam e/ou vendem variedades destas culturas na Europa e, dependendo dos casos, tornam as sementes acessíveis, com os seus contatos. Embora alguns usuários do mapa não tenham elaborado as informações sobre as suas variedades de culturas e condições ambientais online, estão abertos à troca sobre as suas condições e podem ser contatados por e-mail.
Se desejar adicionar um agricultor ou usuário das variedades das culturas mencionadas acima, pode registá-los no mapa e fornecer informações sobre as variedades que utilizam. Será livre para modificar ou remover as informações inseridas a qualquer momento. Para adicionar um usuário de NUCs, clique aqui.